Mitos e verdades sobre a detestável cólica menstrual

Sabe aquelas fisgadas doloridas que antecedem os dias da menstruação? Sabe, né? Por mais que você não costume sofrer muito com as cólicas menstruais, certamente, em algum momento da vida, já pensou que fosse morrer por causa delas (sem drama, claro).

Temida e dolorida, a cólica acompanha as mulheres desde sempre e, por isso, muitas histórias sobre como evitá-las ou dicas para combatê-las são contadas de mães para filhas. Por tal motivo, hoje listamos 3 mitos e 3 verdades sobre a cólica menstrual que vão ter ajudar nesse período complicado. ;)

PS: Vale sempre lembrar que cada organismo tem suas particularidades, então pode ser que algo que não aconteça com sua amiga, pode acontecer com você. Portanto se mantenha sempre em dia com seu ginecologista, ok?

1 – Usar o coletor dá cólicas! Essa é uma questão muito pertinente, meninas, pois algumas relatam que sentem cólicas quando usam o coletor. A cólica é causada pelo esforço do seu útero em liberar o endométrio (a “capinha” que reveste a parede uterina e é expelida durante a menstruação). Portanto, se no momento em que você colocar ele, inserir muito, ele chegará próximo ao seu útero e o vácuo te causará o desconforto. Aconselhamos sempre que não o coloque tão fundo, assim não te causará incômodos e você se sentirá livre!

2 – Bolsa de água quente ajuda a combater a dor A água quente ajuda, sim, a aliviar a cólica menstrual, pois colabora na diminuição da contração do útero, que é quem está te causando toda essa dor. Coloque uma bolsa de água quente na região por um tempinho e se sentirá bem melhor.

3 – Não pode lavar a cabeça para não piorar a cólica! Leeeeenda! Pode, sim, lavar a cabeça (porque nada melhor que se sentir limpinha e fresquinha naquelas dias doloridos, não acha? Além disso, andar descalça, beber coisas geladas ou dormir com o cabelo molhado podem, sim, te deixar doente, mas não tem nada a ver com a cólica, ok?

4 – É possível desmaiar por causa da cólica Infelizmente é verdade! Em casos mais graves, seu sistema nervoso pode “desligar” seu corpo por um momento por causa do excesso de dor. Porém, como é algo mais sério e, talvez, tenha algum problema no útero, é MUITO importante você procurar um médico urgentemente se isso acontecer.

5 – Fazer atividades físicas menstruada dá cólica! Esquece isso! Menstruação não é desculpa para matar aquele treino de pernas monstro, beleza? Muito pelo contrário, a prática de exercícios libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, consequentemente, ajuda a amenizar sua cólica. Coloque seu coletor e corre para a academia!

6 – A intensidade da dor tem a ver com o fluxo A dor da cólica que você sente pode, sim, ter a ver com seu fluxo menstrual e, se for mais intenso, pode sentir mais dor. Os incômodos costumam ser mais intensos nos três primeiros dias do ciclo e, infelizmente, podem vir acompanhados de outros sintomas, como dor de cabeça, dor nos seios, dores nas costas. Tudo dependerá do seu organismo.

Sabemos que ser mulher não é nada fácil e que nossa rotina não pode mudar por causa das cólicas, porém esperamos que, com as dicas, você saiba o que pode te ajudar durante o ciclo e o que, na verdade, não passa de lenda.

Xoxo, girls!

Blog - Bruna
Voltar para o blog

OFERTA DISPONÍVEL SOMENTE HOJE:

Compre um coletor com copo esterilizador e Ganhe um aplicador de Brinde! 🎁

Com esse kit exclusivo você leva um copo esterilizador para higienizar seu coletor e um aplicador que ajuda você na hora de inserir o copinho

Quero menstruar com mais conforto

🔥 OFERTA ACABA EM:

00
Hrs
00
Mins
00
Secs

- 🎁 BRINDE INCLUSO

54% OFF POR 
TEMPO LIMITADO!

Este kit com brinde está com alta demanda e o estoque está acabando 🔥

Quero desconto

🔥 OFERTA ACABA EM: 

00
Hrs
00
Mins
00
Segs