Artigos

Tabus sobre a Menstruação

4 de maio de 2017
pink-rose-petals-1421942837bFq

Você que é mulher sabe muito bem como é difícil lidar com a menstruação. Não estamos falando apenas de todo o trabalho que é evitar vazamentos, a preocupação, cólicas e tudo mais, mas também de toda a pressão que sociedade, cheia de tabus, exerce sobre nós. Muitas vezes, nem percebemos que esses tabus realmente existem, pois já estão enraizados, de forma intrínseca, em nós.

Ser mulher já é complicado nos dias normais, pois sofremos assédios e preconceitos todos os dias, e ainda temos que lidar com esses tabus sobre a menstruação. Por isso, já está mais do que na hora de quebrar estas ideias antigas! Com toda a abertura que o feminismo nos proporciona, este é o nosso momento!

Em vários lugares do mundo ainda existe a crença de que a mulher fica “impura” durante a menstruação. Crenças com ideias antiquadas como essa, fazem meninas e mulheres não saírem de casa durante todo o seu período! :O Dá para acreditar?

Bom, dá sim, quando você percebe que mesmo em nossa sociedade existem mulheres que sentem vergonha de, até mesmo, comprar um pacote de absorventes ou um coletor menstrual. No entanto, esse tabu vem de casa, nossas mães e avós estão acostumadas com essa forma antiga de pensar, não é mesmo?

Minha avó costumava me dizer que eu não poderia lavar os cabelos durante a menstruação (?). Certamente, ela acreditava nisso por pensar que o corpo ficaria mais frágil, propício a pegar alguma gripe, por exemplo!

Outra história que já ouvi falar é que se a menina ficasse no sol, estando menstruada, o sangue ficaria parado na cabeça e ela ficaria louca! Ou então, que não prestava cozinhar durante o ciclo… Todas essas histórias acabam refletindo a realidade: são metáforas sobre o quanto as pessoas acreditavam na falta de capacidade intelectual, física ou emocional das mulheres durante menstruação.

Esse “medo” que as pessoas costumam ter da menstruação pode levar ao distanciamento das mulheres com seu próprio corpo. Menstruar não é ruim, inclusive, este sangue seria o suporte para vida de um bebê, não é mesmo? Como isso poderia ser feio ou ruim? O endométrio é a membrana que pode alojar o embrião, no caso de gravidez. É a mesma parede que descama, se a gravidez não ocorre, formando a menstruação. Ele é extremamente importante, pois forma a placenta e proporciona os nutrientes, o oxigênio e outros elementos para que o bebê cresça saudável nos primeiros momentos da gravidez.

Busque conversar sobre a menstruação com amigas, mãe e mesmo com sua ginecologista! Falar sobre suas dúvidas e conhecer experiências diferentes nos ajudam a aceitar melhor a menstruação <3

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Endom%C3%A9trio
http://claudia.abril.com.br/saude/menstruacao-ao-redor-do-mundo-o-tabu-ainda-existe/
http://www.revistaforum.com.br/2015/05/28/sangue-entre-as-pernas/
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/06/o-comercial-que-quebra-todos-os-tabus-sobre-menstruacao.html

Você pode gostar

Nenhum comentário

Leave a Reply

O carrinho de compras está aberto! | Conheça nossa loja

x