Menstruação saudável, você tem?

Oi, meninas,

Hoje falaremos sobre menstruação saudável! Confesso que nunca conheci uma mulher que curte estar menstruada, mas sabe aquela frase “ruim com ela, pior sem ela”? É exatamente assim. Por mais que tenhamos que passar pelas insuportáveis cólicas, inchaços, irritabilidades e desconfortos, é sempre bom conferir se você está passando por um ciclo saudável, pois isso fala muito sobre seu organismo.

Todas nós sabemos, desde a época da escola, que o período menstrual resulta de uma ação complexa de diversas glândulas, como hipotálamo, hipófise, ovários (além do útero). Quando a menstruação acontece, esses óvulos não fecundados são eliminados, recomeçando, assim, um processo para produzir novos, numa seguinte tentativa de fecundação.

Características do sangue menstrual

Normalmente, nos primeiros dias de cada ciclo, o sangue pode ser mais marrom, como uma borra de café. Nos últimos dias, principalmente, a coloração tende a ser, ainda mais, escura, um tom puxado para o vinho. Entretanto, na metade do período, costuma ser vermelho vivo e, se o seu fluxo for mais intenso, podem aparecer coágulos.

Mulheres com fluxo menos intenso, ou que costumam usar anticoncepcional, por sua vez, têm a menstruação com uma cor mais amarronzada, o que é normal, também! Se você usa coletor menstrual, seu sangue não deve ter nenhum tipo de odor, pois será coletado de dentro de você e não estrará em contato com a flora normal, portanto, se você sentir odores neste caso, deve entrar em contato com o seu médico, pois pode haver bactérias no canal vaginal!

O ciclo menstrual de uma mulher adulta, em média, dura 28 dias, variando entre 24 e 28 dias, enquanto o sangramento dura, aproximadamente, entre 4 e 6 dias. A perda de sangue costuma ser de, mais ou menos, 30ml. De acordo com alguns especialistas, o limite máximo de perda considerado normal é de 80ml, portanto, caso você ache que está perdendo sangue em demasia, também deve entrar em contato com seu ginecologista.

Parei de menstruar, e agora?

Essa condição é chamada de amenorreia e existem dois tipos: primária e secundária. A primeira acontece quando a mulher nunca menstruou (sim, isso pode acontecer). Entre as causas mais comuns, estão anormalidades nos órgãos reprodutivos, que só serão percebidas na puberdade. A secundária, por sua vez, acontece quando a mulher menstruava e parava por mais de 3 meses espontaneamente. Um dos casos mais comuns da amenorreia secundária são gravidez, síndrome do ovário policístico e insuficiência ovariana.

O uso de anticoncepcionais podem alterar um pouco as características comuns da menstruação, como coloração, quantidade e dias do fluxo, sem que isso seja algo com que se preocupar. Mas é sempre bom lembrar que nem todo método anticoncepcional é para qualquer organismo, portanto, antes de começar a toma-lo, converse com seu médico, ele saberá o melhor para você!

Voltar para o blog

OFERTA DISPONÍVEL SOMENTE HOJE:

Compre um coletor com copo esterilizador e Ganhe um aplicador de Brinde! 🎁

Com esse kit exclusivo você leva um copo esterilizador para higienizar seu coletor e um aplicador que ajuda você na hora de inserir o copinho

Quero menstruar com mais conforto

🔥 OFERTA ACABA EM:

00
Hrs
00
Mins
00
Secs

- 🎁 BRINDE INCLUSO

54% OFF POR 
TEMPO LIMITADO!

Este kit com brinde está com alta demanda e o estoque está acabando 🔥

Quero desconto

🔥 OFERTA ACABA EM: 

00
Hrs
00
Mins
00
Segs